24 de jun de 2009

The Sonics

last.fm diz:
“Nós somos sacanas. Tudo que você ouve sobre nós é verdade.” A frase dita por Larry Parypa (guitarrista) dá uma idéia de como gostavam de ser chamados de sacanas esse quinteto que tinha a distorção, a velocidade, a energia e a intensidade como marcas registradas.
Ao lado de nomes como Kingsmen, The Wailers (não confundir com o grupo de reggae), The Drastics e Paul Revere & the Raiders, os Sonics faziam parte de um movimento que nasceu na costa noroeste dos Estados Unidos de grupos de rock que faziam um rock básico, cru, selvagem, de garagem.
O grupo ensaiava no porão de Bob (bateirista) e Buck (baixista do Wailers) adorou o grupo após presenciar um desses ensaios. Buck ficou admirado com a guitarra suja de Larry e com os berros de Jerry ao microfone.

track listing

Gravado em apenas dois canais e um único microfone para captar todo o som da bateria. O grupo ainda usou potência máxima nos amplificadores para conseguir um som bem distorcido e agressivo.
“Se nossos discos soavam distorcidos, era proposital. Larry vivia mexendo nos amplificadores, desligando alto-falantes ou fazendo um buraco neles com um picador de gelo. No final, eles acabavam soando com um trem descontrolado”, dizia Andy Parypa (baixista).
Kurt Cobain lembra que ficou fascinado pelo som de bateria dos Sonics: “mesmo gravando de maneira tão barata e simples, com apenas um microfone na bateria, eles têm o som de bateria que mais gosto.”

HERE ARE THE SONICS!!! (1965)


#####

track listing

No ano seguinte, o grupo lança outro disco, Boom. Nele vale o destaque para “Don’t You Just Know It”, regravada anos depois pelo Dr. Feelgood e pelo cover de “Louie Louie”. O disco foi gravado no estúdio Wiley/Griffith, especializado em country e no meio das gravações a banda arrancou todas as cartolinas usadas para embalar ovos e que estavam na parede para dar melhor acústica, para conseguir um som mais “vivo”.
Ainda em 1966 abriram shows dos Beach Boys, Jan & Dean, Jay & the Americans, Ray Stevens, Herman’s Hermits, The Righteous Brothers, The Kinks, Lovin’ Spoonful, Liverpool 5, Shangri-Las, Mamas & Papas e até para os Byrds!

Um comentário:

amanda. disse...

geeeeente, eu amo the sonics.

verdade.
eu acordava todo dia com "the witch".