20 de jul de 2009

"A arte é um barato!"




Broken Social Scene é um coletivo.indío de Toronto, fundado em 1999 por alguns a.migos retardados que estudavam artes em uma universidade de tijolinhos à vista, com festas, galëre muito louca, time de hockey, neve, pinheiros, lagos e imensos ursos pardos -- alguns deles, na verdade, eram pessoas fantasiadas de urso, que gostavam de pregar peças naquelas famílias felizes que saem de férias com um trailer. Eles são "da arte", têm cinco CD's lançados, não contam com formação fixa -- mas somam uns 10 membros --, o fundador, Kevin Drew, pega a Feist (é sério, vi eles juntos no Manhattan outro dia), e tudo nessa banda parece ser uma zona.

Como a descrição do YouTube me contou, esse vídeo aí em cima não fugiu à regra de não haver regras no coletivo. O clipe custou apenas três mil dólares e foi gravado espontaneamente após um show do Dinosaur Jr. em Toronto, quando membros das duas bandas se juntaram no backstage com sete espelhos, um globo, desses de buatchy, umas luzes, uma garrafa de rum, três de tequila, 62 cervejas, e mais umas 17 pessoas. Não sei se isso é mesmo verdade, pois, da mesma forma que eu sempre minto quando escrevo aqui, o cara que postou essa descrição no YouTube também pode ter mentido.

O fato é que esse vídeo e essa banda demonstram que "a arte realmente é um barato": pintos podem se transformar em objetos de contemplação em museus e galerias; sandálias ridículas de plástico podem vir a ser (devir) a última moda; universitários vagabundos consideram-se artistas, mas, na realidade, são apenas desocupados; pessoas vestidas de urso acabam por formar belas bandas e promovem festinhas privadas com o Dinosaur Jr.
"A arte é um barato!".


Broken Social Scene - Feel Good Lost (2001)

Broken Social Scene - You Forgot in People (2002)

Broken Social Scene - Bee Hives (2004)

Broken Social Scene - Broken Social Scene(2005)

Broken Social Scene - presents Kevin Drew - spirit if...


Um comentário: