22 de jul de 2009

denomina-se "ressaca", o conjunto de efeitos fisiológicos da ingestão exacerbada de bebidas alcoólicas. é um tipo de crise de abstinência. como qualquer outra bebida ou alimento, o álcool é metabolizado e distribuído pela corrente sangüínea para todas as células do corpo. a sensação de embriaguez e relaxamento ocorre quando ele chega ao cérebro. é o momento da intoxicação. o corpo faz um grande esforço para dar conta das doses excessivas. quem mais trabalha é o fígado, que precisa produzir enzimas para absorvê-lo, transformá-lo em gordura e secretá-lo pela bile. quando o trabalho acaba, o fígado quer mais e entra numa espécie de depressão, desorganizando todo o metabolismo. o sistema nervoso, que também foi acelerado, tem uma reação parecida. o resultado é uma queda da força muscular, dor de cabeça, enjôo, diarréia, sensibilidade à luz e um cansaço enorme.

raros são os adultos que nunca passaram pela provação de uma grande ressaca. alguns têm ressaca porque bebem demais, outros simplesmente porque bebem mal - desprezando toda a experiência acumulada de anos de civilização, e optando por encarar a garrafa com o estômago vazio, misturando bebidas e ultrapassando seu limite pessoal.

talvez a melhor receita para encarar uma grande ressaca seja certificar-se de não ter nenhum compromisso no dia seguinte, de que sua casa tem tudo que você precisa para sobreviver ao dia seguinte sem colocar o pé na rua, e de que você bebeu para celebrar algo muito bom, para ao menos ter a ilusão de que o excesso valeu a pena.

5 comentários:

Pestana disse...

ridículo
hahahahahaha

amanda. disse...

ahuhuhuhaahu uma receita infalivel: eno com epocler. e passa o dia a base de sopa. vai estar zerado antes das 5 da tarde.

menino de longe disse...

.paaaassaaaaa maaaaaaaaaaaaalllll!!!!!

menino de rua disse...

profuuuuuuuuundo pacarai!!!

º__0

Andye Iore disse...

putz, foi bem isso mesmo...
me entupi de remedio pra dor de cabeça e pro fígado q atacou o estomago...
resultado: fui mais tarde pro trampo... mas com aquela sensação q tudo valeu a pena mesmo pela noite bacana!