6 de set de 2009

Dave Dee, Dozy, Beaky, Mick & Tich - The Very Best Of (2008)

wiki diz:
cinco amigos de wiltshire (david john harman, trevor leonard ward-davies, john dymond, michael wilson e ian frederick stephen amey) formaram um grupo em 1961 chamado dave dee and the bostons. eles logo desistiram de trabalhar (dave dee, por exemplo, era policial) para ganhar dinheiro fazendo música.

no verão de 1964, os compositores britânicos ken howard e alan blaikley se interessaram em gravar o som deles. a banda entrou em estúdio com o então produtor famoso dos honeycombs, joe meek. essas sessões não obtiveram sucesso. em uma entrevista, dave dee contou que joe "possuía técnicas de gravações muito estranhas. ele queria que a gente tocasse com a metade da velocidade normal pra depois acelerar tudo usando macetinhos de estúdio. nós dissemos que não ia rolar. ele surtou, jogou café por todos os lados e foi furioso para o seu escritório. o assistente patrick pink veio e nos disse que o sr meek não iria mais gravar nada no decorrer daquele dia. e foi isso. nós juntamos nosso equipamento e voltamos pra casa". enquanto as sessões de gravações se demonstraram um fracasso, logo assinaram contrato com a fontana records.

eles mudaram o nome da banda para Dave Dee, Dozy, Beaky, Mick & Tich - um amontoado de seus apelidos. esse nome distinto, somado à músicas pegajosas e bem produzidas por howard e blaikley, rapidamente fez fama e os discos começaram a vender em abundância, eventualmente chegando a superar até os beatles (entre 1965 e 1969) no quesito "tempo de permanência no topo das paradas britânicas".

o vocalista dee, o ex-policial, presenciou a cena do acidente de carro que matou o rockeiro americano eddie cochran e feriu gene vincent em abril de 1960. dee pegou a guitarra de eddie e guardou-a até que pudesse ser devolvida à sua família.

a banda emplacou um #1 hit na parada britânica de 1968, "the legend of xanadu". essa faixa fez "fama" mundo afora - até nos EUA (onde até então eles tinham feito pouco sucesso).
apesar do grupo nunca ter sido muito popular na américa, eles vendiam bem pelo resto do mundo. na austrália, por exemplo, eles chegaram às "dez mais" com faixas como "hold tight!", "bend it!", "zabadak!" e "the legend of xanadu" (novamente atingindo o topo).

em setembro de 1969, dee deixou o grupo por uma carreira solo de curta duração. o resto da banda continuou lançando discos até acabar, em 1972. nos anos 80 o grupo se reuniu novamente (ainda sem dee) e chegaram até a lançar, em 83, um single chamado "staying with it", que contou com a participação do ex-integrante.
nos anos 90 eles voltaram à ativa, dessa vez com o seu FOREVER líder, dee.



CURIOSIDADES:
* o grupo é mencionado por george harrison durante a introdução da música "I Me Mine" no anthology III (originalmente do álbum let it be).

* no filme death proof, a personagem jungle julia (sydney tamiia poitier) liga para um contato de uma estação de rádio onde ela trabalha e pede a música "hold tigh". ela explica que, em um certo ponto, pete townshend quase saiu do who para se juntar à banda.

* dee continou com a banda quase até o dia de sua morte, dia 9 de janeiro de 2009. ele sofria de um câncer de próstata desde o começo de 2001.

3 comentários:

Gomes disse...

Tadinho do Dee, tava meio queimadinho já, né?!

Maria Lígia disse...

mto bom!!! :) amei o video :)

the_skullaxo disse...

O link tá quebrado, tem como consertar?

Valeu!