26 de out de 2009

A Dialética do Fi(m)ndie (Semana).



Nesse agradável findie tive a oportunidade de assistir à animação "9 -- A Salvação", ou simplesmente "9", em inglês. Trata-se de um filme bem malhuco sobre um grupo de nove bonecos de tecido, herdeiros da "essência" humana, após uma grande guerra travada entre os homens -- já extintos -- e as máquinas.

A animação, complexa e destinada ao público adulto, proporciona reflexões cabreiras sobre o desencantamento do mundo, a dominação humana a partir da racionalidade e acerca da própria noção de humanidade -- afinal, no decorrer do filme, a razão, que caracteriza a espécie, se revela como principal responsável por sua extinção.Vale muito a pena assistir para exercitar o pensamento e a capacidade interpretativa ou só pra curtir as texturas e representações sobre uma era "pós-humana".

Pelas chuvas que têm caído nos últimos dias, a humanidade pode realmente estar nas últimas. Então, leia clássicos, vá a festas, escute muito Dinosaur Jr. e desligue a maldita TV, seu safado.

9 - A SALVAÇÃO (2009)

Um comentário:

hbarduchi disse...

Graaande Café Magro! Curti seu blog cara! Vou acompanhá-lo sempre que der agora! =D
Mas ae, me diz! O título pro português de filmes, às vezes me faz pensar que o público brasileiro é idiota. Qual o problema de deixar como "9". Não os caras têm que colocar o subtítulo "A Salvação". O MESMO acontece com "Cloverfield - O MONSTRO". Será que o pessoal que vai no cinema não consegue se tocar só ao ver o cartaz sobre o que é o filme?! Ou será que se fosse apenas "9", a galere ia achar que era um filme sobre o "FENÔMENO"?! Tenso... Ao menos não são títulos como "Turma do Barulho" ou "Férias muito loucas", enfim. Tenso [2].
Abraços, véi!