7 de mar de 2010

Bel(o) pop (1/2)


A odisséia por essa coleção de CD's começou nas férias de janeiro, quando, por uma semana, eu e minha namorada, Lauzinha, ciceroneamos um casal de gringos -- Martine, que é belga, e Charles, um francês -- pelas streets de Sun Paulo. Como retribuição pela hospedagem da gringaiada, minha cunhada, Ana Ligis, ganhou duas caixas repletas de álbuns, que formam uma espécie de antologia da música pop belga dessa última década, organizada por uma rádio chamada "Studio Brussel". É claro que essa cena foi marcada por uma intensa inveja branca de minha parte.

Mas ontem, após mais de dois meses procurando por esses CD's, finalmente eu achei toda a coleção pra download. Yupi! É muita coisa pra ouvir -- são dez álbuns, com 20 músicas cada, separados por ano e distribuídos em duas caixas (2000 - 2004 e 2005 - 2009) --, mas já dá pra adiantar que os discos têm muita, muita, merda, mas é claro que é possível achar algumas pérolas, como, por exemplo, várias músicas do dEUS, além de sons como esse aqui em cima (do The Galacticos, que é faixa 13 do CD "2009").

Após digerir tudo isso -- duvido que alguém o faça -- pelo menos você poderá se considerar um "especialista-em-música-belga-da-última-década"; mas vale também pra matar a curiosidade e flagar como o pop desse país é diferente do nosso, ou simplesmente pra puxar assunto com aquela tiazinha que, algum dia, certamente, sentará ao seu lado no busão.

- "Oi, você curte música belga?".






Nenhum comentário: